domingo, 28 de setembro de 2008

Ozonosfera.

Como é formada:


A camada de ozônio é formada por fenômenos naturais e destrói-se pelo mesmo. Ela não possui sempre a mesma camada, a espessura da camada pode se alterar conforme as estações do ano ou até mesmo de ano para ano. Porém as vezes a destruição da camada ocorre por motivos não naturais. É formada geralmente por algum tipo de descarga elétrica ou até mesmo raios ultravioletas.


O buraco:


A camada de ozônio protege a terra contra os raios ultavioletas que podem causar câncer, Com o desenvolvimento industrial, aumentou significativamente a emissão do gás CFC (proveniente de produtos como: desodorantes e o gás usado para o resfriamento de geladeiras, ar condicionado etc...) que uma vez lançado na camada de ozônio separa as moléculas de O3 transformando-as em O2, causando assim a destruição da ozonosfera e facilitando a entrada de raios ultravioletas nocivos aos seres vivos.

Conseqüências:

A conseqüência mais grave é mesmo o câncer de pele, pode também causar desequilíbrios climáticos que resultam no efeito estufa, também pode causar o descongelamento das geleiras polares que inundariam muitos territórios habitados.




Texto por: Lennon Policastro.

Nenhum comentário: